07 julho 2013

Especial Biomas: Cerrado

Postado por Julieta On 7/07/2013 | Nenhum Comentário
dia-terra-cardume-grosby.jpg (619×464)

Olá, peixinhos! Estava viajando (excursão da escola) , esta semana, por isso não deu para postar. Fui para um lugar lindo, lindo demais!! Fica em Minas Gerais, muito bonito, queria ter tirado fotos mas esqueci a câmera em casa

Então, vou dizer um pouquinho sobre o Cerrado e todos os outros biomas do país, nos próximos posts. Aqui, uma tabelinha:

BiomaSavana
Área2.045.064 km²
PaísesBrasilParaguai
Parte daAmérica do Sul

Mapa da ecorregião do Cerrado. Os limites da ecorregião mostrados em amarelo. 

Algumas informações retiradas da Wikipedia:

Fauna

No ambiente do Cerrado são conhecidos até o momento mais de 1.500 espécies de animais. Apenas no Distrito Federal há 90 espécies de cupins, 1.000 espécies de borboletas e 500 de abelhas e vespas.

Também há muitas espécies ameaçadas de extinção, devido à ação do homem principalmente. Dentre as que correm risco de desaparecer estão o tamanduá-bandeira, a anta, o lobo-guará, o pato-mergulhão, o falcão-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorro-vinagre, a onça-pintada, a ariranha e a lontra. (é só clicar nos links para saber mais sobre cada animal)

Onça Pintada

Flora

Mesmo que não totalmente conhecida, a flora do Cerrado é bastante diversificada e cobre aproximadamente 20% do território brasileiro! Riquíssima flora com 7.000 espécies de plantas, sendo 4.000 exclusivas desse bioma. É essencialmente coberto por gramíneas, com árvores e arbustos. E ainda existem espécies desconhecidas, que devido à ação do homem podem ser destruídas antes mesmo de serem catalogadas. >>Plantas Comuns

Quaresmeira-roxa-anã (T. semidecandra)
Flor de Quaresmeira Roxa 

Clima e Relevo

O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25°C, podendo chegar a marcações de até 40°C na primavera. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10°C ou até menos, nos meses de maio, junho e julho.
O relevo é um tanto acidentado, com poucas áreas planas. Nos morros mais altos são encontrados pedregulhos, argila com inclusões de pedras e camadas de areia.


Este é o post de hoje. Veja os outros biomas aqui abaixo:
Amazônia • Caatinga • Cerrado • Mata Atlântica  • Pampa • Pantanal
Dê sua opinião! Qual o próximo bioma?

0 recados verdes!:

Postar um comentário

Obrigada por comentar, sua opinião é importante!

-Cuidado com suas palavras, não seja inapropriado e nem mal-educado com ninguém.
-Não coloque o link do seu blog e fale "legal, me visita?". Seu 'comentário' será deletado.
Todos agradecem sua visita.

Participo/ Publicidade

Participe! Concurso: Malucos desenhos
Dream Interviews - Faça sua Entrevista

Afiliados

Muitas vagas!